É PARA #VIRALIZAR MESMO ESTE POST!!!

Por Débora Rossini

Pessoal, tenho percebido pela internet afora que muita gente (ainda) pensa, de forma equivocada, que óculos de irlen ”representam a ‘cura'” e/ou “são anunciados como uma suposta cura milagrosa” para inúmeras condições físicas.

NÃO É BEEEM ASSIM, GENTE!!! Anotem aí: ***Óculos de Irlen aliviam os sintomas relacionados à SÍNDROME DE IRLEN!!! Logo, não curam (e nem tem a pretensão de ”curar”!) condições tais como Dislexia, TDAH, Autismo/Asperger, dentre outras condições neurológicas!!!***

Sei que essa confusão toda acontece, pelo fato de COINCIDIR que diversas pessoas com Síndrome de Irlen tenham comorbidades com Dislexia, TDAH, Autismo/Asperger, epilepsia, etc. Mas, como acabei de dizer: COINCIDEM. Ou seja, a pessoa PODE TER mais de uma condição que requer acompanhamento profissional: S. de Irlen + Dislexia…ou S. de Irlen + TDAH… ou S. de Irlen + Asperger… ou S. de Irlen + epilepsia… e por aí vai!!!

Logo, a finalidade dos óculos/lâminas de Irlen é corrigir os sintomas que são REFERENTES à Síndrome de Irlen (e apenas, ela.) As outras comorbidades são contornadas por profissionais especializados em cada uma delas!

PODE ACONTECER de uma pessoa ter apenas Síndrome de Irlen, sem comorbidades? PODE! Então, por motivos óbvios, a pessoa irá ter seu ”antes e depois” dos filtros com mais resultados que uma pessoa com, por exemplo, ”Irlen + Dislexia” . Isto porque: os óculos vão corrigir a Irlen, mas a Dislexia não. Então, para casos em que há mais de um quadro clínico, obviamente há mais de uma intervenção necessária!

MESMO ASSIM, como cada organismo reage de um jeito, pode ser que uma pessoa com Irlen (sem comorbidades) tenha resultados mais rápidos que uma outra pessoa… Isso depende do grau em que a Síndrome se manifesta, depende da idade em que a pessoa começou o tratamento, depende do ambiente em que a pessoa vive e das ocupações desta… depende até do estado emocional dela, sabiam???

E, uma vez que a pessoa inicia o tratamento e segue ele direitinho, HÁ INÚMEROS GANHOS NA QUALIDADE DE VIDA, no rendimento em atividades de leitura e escrita, no trabalho, no estudo… mesmo que essa correção (ainda) não tenha atingido os 100%, uma vez que os ganhos são progressivos, à medida em que vai havendo a neuromodulação. Mas que há ganhos, há, sim!!! #IrlenExisteSim !!!

Fazendo uma analogia: é igual ao #ImplanteCoclear, usado por surdos profundos nos quais os aparelhos auditivos convencionais não são suficientes. O implante em questão não representa a ”CURA” da surdez (exige, sim, um acompanhamento profissional para o cérebro ‘aprender a ouvir’, adaptação do organismo, depende da idade que a pessoa começou a usar, etc… além de o usuário ainda necessita de acessibilidade, sobretudo atitudinal, em diversas situações cotidianas) – mas, SEM DÚVIDA, é um recurso assistivo que melhora MUITO a qualidade de vida de quem, caso não pudesse usar o implante coclear, tivesse que se restringir à Língua Brasileira de Sinais para se comunicar – levando em conta que a maioria das pessoas que ouvem não sabe LIBRAS para entender os surdos- , e não pudesse ouvir alertas sonoros, alarmes de perigo, ordens de parada de um guarda (sob risco de ser injustamente tratado com truculência se o surdo não entender e não atender), etc. Infelizmente, o implante coclear também é alvo de inúmeras polêmicas, apesar dos enormes benefícios que trazem… Pesquisem no Google a respeito disso.

Então, gente… Compartilhem este post, a fim de diminuir a polêmica que existe sobre o tratamento para Irlen… tal polêmica pode confundir a cabeça de muita gente que está precisando de ajuda para ter uma melhor qualidade de vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s