Aparecida Leite – a maratona de Guilherme até a descoberta da Síndrome de Irlen

Meu nome é Aparecida Leite sou mãe de Guilherme com síndrome de IRLEN, moramos em Caratinga – MG.

LeveiaparecidaLeite_Guilhetme Guilherme para fazer todo o protocolo de exames e fechar o diagnóstico de Síndrome de Irlen no Hospital de Olhos Dr, Ricardo Guimarães. Louvo a Deus, por toda equipe e todas as descobertas que podem proporcionar ao meu filho a oportunidade de ter uma vida “normal”.

Fechamos um ciclo de sofrimentos nas nossas vidas. Embora tenha percebido desde muito cedo algumas dificuldades e limitações do Guilherme, a exatos 3 anos atrás (2015), começava nossa maratona em busca de um diagnóstico e tratamento.

Em 2015, o Guilherme foi para o 1°ano do ensino fundamental básico, na escola estadual mais renomada da nossa cidade. E lá ele ficou 1 ano e meio. Período que vivemos uma verdadeira tortura de reclamações e queixas do comportamento dele. Levei-o a vários neuropediatras, psicólogos e professoras de reforço. Foram muitas sessões e vários tipos de terapia. Sem falar na terrível adaptação aos medicamentos prescritos.

Foram diagnósticos de TDAH, transtorno de ansiedade e enfim Síndrome de Irlen. Devido ao pouco conhecimento sobre essa síndrome, ainda não confiante quanto ao rastreio dado por uma screener, resolvi fazer outra avaliação com a Screener Creunice Medina que foi um verdadeiro anjo em nossas vidas, e que encaminhou o Guilherme para o Hospital de Olhos para então concluir o diagnóstico.

Tirei o Guilherme da escola mencionada acima, depois de muita exclusão e falta de cooperação. E levei-o para a escola também estadual do meu bairro, onde tivemos toda cooperação por parte de todos, embora não tivessem conhecimento da SI.

No final dos procedimentos, falamos com a dra. Juliana Guimarães que explicou detalhadamente os procedimentos e resultados do Guilherme. E enquanto ela falava, passava um filme em minha cabeça, parecia estar falando de mim. Muitas situações que me fizeram pensar que eu não sou uma pessoa normal. Tendo passado a vida toda em busca de uma explicação de tantos dramas vividos, como depressão e transtorno de ansiedade durante toda minha vida. Me emocionei e até chorei pensando em quanto sofrimento será evitado para o Guilherme com o diagnóstico e tratamento certo.

Já encomendamos os óculos do Guilherme, que terá 3 filtros, branco, cinza e azul. Quero muito conseguir fazer a avaliação e quem sabe ter a resposta de tantas indagações…

Anúncios