Dúvidas frequentes

Gostaria de esclarecer alguns pontos que poderão ajudar às mães que tem filhos com a S.Irlen.

– Por que é recomendado o uso de colírios lubrificantes durante a fase inicial de adaptação, quando se começa a usar os filtros seletivos ?

Uma pessoa normal pisca, em média, 18 vezes por minuto sem nem mesmo perceber e a cada piscada, cobre a parte do olho exposto ao ar com um “filme de lágrima” que é bem fininho mas indispensável no conforto permanente dos olhos. Os pacientes com S.Irlen piscam bem mais do que isto como uma resposta compensatória de adaptação às dificuldades com a claridade, o desconforto em manter a atenção visual para ler e copiar, etc além de coçarem mais os olhos eles ficam vermelhos e lacrimejantes como vcs devem notar, depois de fazer as tarefas de casa, quando voltam das aulas, ficam mais tempo ao computador, etc.

QUANDO RECEBEM OS FILTROS sentem muito mais confortáveis e não tem mais aquela excessiva lubrificação associada ao piscar e lacrimejamento. E começam a ler mais e por mais tempo como qualquer outra pessoa. Só que quando lemos ao computador, reduzimos o numero de vezes que piscamos para 5 a 7 vezes por minuto!!! Já repararam que depois de muito tempo digitando parece até que nossos olhos tem “areia”? Ficam ardendo ? até fechamos um pouco para “descansar a vista”? Isto é verdadeiro para todo mundo.

Pois imaginem um portador de S.Irlen que estava acostumado a uma “super hidratação por lacrimejamento” e que deixa de ter o desconforto visual ! O uso do colírio lubrificante, que não é um “remédio” no sentido de antibiótico, etc. , representa um grande apoio na transição para sua nova vida de leitura e tudo o mais que até então era “visto” com uito sacrifico, por assim dizer. O uso deve se manter por 30 a 60 dias e depois não é mais necessário pois a adaptação terá sido concluída.

É isto ai, espero ter ajudado !

Dra. Márcia Guimarães

– Quanto ao uso do overlay

Quando os óculos chegam as overlays não são mais necessárias.

Fiquem atentas/atentos quanto ao lado correto a ser usado. Verifiquem se a overlay adequada é do lado brilhante ou do lado fosco.

Caso sejam duas overlays, fiquem atentas/atentos quanto à ordem de cada uma: qual fica em baixo e qual fica por cima. E também se é o lado brilhante ou fosco.

Tudo isso deve estar constando no relatório que receberam quando o teste de irlen foi realizado.

Por Níblia Soares (psicopedagoga e screener)

 Onde adquirir overlays para leitura?  

Entre em contato com o(a) Screener com o qual você faz acompanhamento. Você poderá obter através dele ou também direto na Vision For You de Belo Horizonte – MG pelos telefones 31 3567 0742, whatsapp 31 987120022 e e-mail: administracao@visionforyou.com.br

Lembrando que, para você obter uma overlay, necessita ter passado pela triagem e diagnóstico, para ver qual a tonalidade mais adequada para você (tonalidade errada pode piorar o problema! ) 

Atualizado em 20 de abril de 2017 por Ana Paula

 Li na internet algo sobre a síndrome de irlen e acho que tenho os sintomas. Onde encontrar um profissional que faça o diagnóstico, afim de proporcionar tratamento?” 

Na ferramenta encontrada no link abaixo, vc pode encontrar o profissional mais perto de onde você mora. Os profissionais habilitados a fazer esta triagem obtiveram a certificação em um curso de capacitação fornecido pela Fundação H.Olhos – e a formação acadêmica deles pode ser tanto na área de saúde (oftalmologia, fonoaudiologia, psicologia, etc) quanto na área de educação (pedagogos, por exemplo.)  😉 Na linguagem técnica, são chamados de ”Screeners”. O link para encontrar o nome, endereço profissional e telefone de um Screener é este: http://fundacaoholhos.com.br/

***NOTA DE CORREÇÃO: Todas as atividades de formação, captação e relacionamento com a Rede de Screeners é de responsabilidade da Fundação H.Olhos – e não do Hospital de Olhos, como dito anteriormente.(O Hospital de Olhos NÃO fornece curso técnico.  Ele presta assistência oftalmológica aos pacientes.)
Notem que ambas as organizações mencionadas acima pertencem aos mesmos donos, mas encarregam-se de atividades diferentes, e que se complementam!!!

 Recebi diagnóstico da síndrome de irlen. como devo proceder para saber se preciso usar óculos para corrigir o problema? 

Primeiramente, é importante destacar que CADA CASO DA SÍNDROME DE IRLEN É UM CASO. Existem casos em que este problema de visão ocorre isoladamente, mas existem situações em que há co-morbidades (ou seja, o mesmo paciente apresentar outros problemas, sejam de visão ou até mesmo de outra natureza – tais como TDAH, Dislexia, outros distúrbios de aprendizagem, outros quadros clínicos, etc.)

Sendo assim, partindo do SEU diagnóstico realizado com o (a) Screener que detectou a S. de Irlen em você, converse com ele(a) – e veja se realmente necessita de óculos com lentes filtrantes (que são recomendados apenas para os casos mais graves.)

Os casos mais leves são contornados com o uso de overlays (lâminas especiais de acetato, coloridas) para ler, papeis coloridos/reciclados para escrever, ajustes na tela do computador (diminuição do brilho da tela e recursos de acessibilidade que permitem alteração da cor de fundo e tamanho da letra) e uso de óculos de sol comuns em ambientes externos (principalmente.) Existe um aplicativo para navegação na internet, gratuito e que é extensão do Google Chrome, que ajuda MUITO pessoas com Síndrome de Irlen a usarem o computador! Veja mais sobre ele, chamado WebHelp, neste link aqui!

Caso haja a recomendação para usar os óculos, você deve se dirigir ao Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, no qual se fazem exames oftalmológicos que atestam ou não a necessidade de usar os óculos. Eles possuem lentes filtrantes, com coloração que varia de paciente para paciente, dependendo da intensidade da Síndrome de Irlen que a pessoa possui. Para marcar consulta, veja os telefones de contato na página deles. Ou se quiser marcar online, utilize esta ferramenta, neste link

Importante salientar que, em caso de comorbidades da S. de Irlen com outros distúrbios, os recursos assistivos mencionados (sejam eles overlays, papeis de coloração diferente, recursos de acessibilidade computacionais, óculos, etc) irão atenuar apenas OS SINTOMAS RELACIONADOS À SÍNDROME DE IRLEN.  Os outros quadros clínicos que atuam em comorbidade serão atenuados/corrigidos por meio de intervenções específicas para eles.

 Qual o valor ($$) dos óculos para corrigir síndrome de irlen?

O valor dos óculos vai depender do tipo e quantidade de filtros que serão necessários para colocar nas lentes destes. Pelo fato de os filtros não serem fabricados no Brasil, o preço dos óculos é um pouco ”salgado” 😛 … Segundo uma internauta seguidora lá da minha fanpage, me parece que o valor está, agora no início de 2016, no mínimo, entre uns 800 e 1400 dólares (para saber o valor em reais, é só fazer a conversão das moedas. 😉  )

 Como obter os óculos para síndrome de irlen?

Se você recebeu a recomendação de usar os óculos, através do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, no referido estabelecimento você receberá as orientações. Resumidamente, você comprará na óptica de sua confiança a armação dos óculos de acordo com as especificações que você receberá em papel impresso; aí é só fazer as lentes com grau, caso necessite, de acordo com as orientações dadas.

Então, leve os óculos ao Hospital de Olhos JUNTAMENTE COM A NOTA FISCAL DOS ÓCULOS (NÃO ESQUEÇA DELA, ”PELAMORDEDEUS”, senão eles não serão aceitos, hehehe!) , e a instituição encaminhará os óculos para um laboratório especializado nos EUA. Quando ficarem prontos, voltarão para o Brasil endereçados para o Hospital de Olhos. Aí, o estabelecimento entrará em contato com você. Caso more em Belo Horizonte ou região, é só ir lá buscar… se mora longe, eles enviam pelos Correios, via Sedex a cobrar. As despesas referentes ao envio dos óculos para os EUA, para colocar os filtros de Irlen, serão especificadas pelo Hospital de Olhos.

 Não sou paciente, mas tenho formação acadêmica na área de saúde / educação. quero muito ser um(a) screener da síndrome de irlen! onde posso buscar capacitação?

Periodicamente, a Fundação Hospital de Olhos oferece cursos de capacitação. Para saber quando haverá a próxima edição do curso, como e quando fazer inscrições, formas de pagamento, etc, veja tudo neste link.

(Obs: Se você não deseja ser Screener, mas assim mesmo pretende fazer o curso para dar um ”turbo” na sua formação enquanto professor (desde o nível básico até o universitário), ou então como pedagogo/orientador educacional,  recomendo que faça o curso, se possível!!! Vai ajudar muito para você saber lidar melhor com algum aluno que tenha Síndrome de Irlen! Sem contar que o certificado a ser adquirido no curso irá enriquecer seu currículo, irá turbinar seu Lattes… =) Já pensou nisso? )

 Pessoas com Síndrome de Irlen SEVERA, que sofrem bastante com as implicações da Sindrome (incluindo a famigerada sobrecarga sensorial) e que não tenham atingido neuroadaptação completa após anos usando os filtros, terão direito a se enquadrar nos critérios para aposentadoria especial no INSS ?? -após um determinado número de anos de contribuição?

(dada pela equipe de Comunicação do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, e publicado com a autorização deles):

“É importante o uso constante de filtro espectral para melhora e até mesmo supressão dos sintomas e queixas, como sobrecarga sensorial.
As pessoas com a Síndrome de Irlen (SI) não tem incapacidade, mas sim um  transtorno – não se enquadram, portanto, na categoria  de  DEFICIENTES VISUAIS  que se baseia em conceitos de acuidade visual  (tamanho  da letra que o indivíduo  consegue  enxergar de longe e para perto, usando óculos, lentes de contacto  ou nenhum grau, e que pode envolver conceitos de perda de visão de um olho ou ambos, visão subnormal, cegueira, etc).
Alguns indivíduos com a SI podem apresentar deficiência visual ou outras deficiências, como uma comorbidade. Para a aposentadoria desses indivíduos deve ser avaliada a comorbidade, de acordo com cada caso.

Por Débora Rossini

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 http://sopadenumerosecalculos.blogspot.com.br/2016/02/perguntas-frequentes-dos-internautas.html

Caso queira nos enviar alguma dúvida ou comentário, por favor, preencha os campos abaixo

Anúncios