Lídia – a trajetória de Thiago

Olá, meu nome é Lídia e sou mãe do Thiago, de 11 anos e do Filipe de 2 anos. Somos do estado de Minas Gerais.

image1

Há 6 anos atrás nossa luta começou com o Thiago. Disperso, com dificuldades de concentração na escola, dificuldades em seguir orientações e comandos básicos do dia a dia.

Ele passou pelos seguintes profissionais: psicóloga, psicopedagoga e neurologista e nenhum diagnóstico foi concluído, mas sempre indicava para o TDAH.

Foram sugeridos medicamentos e terapia, mas nada fazia sentido.

Depois de 2 anos nesta trajetória em buscar o diagnóstico correto, apareceu uma psicóloga que foi um anjo em nossas vidas, desconfiou da síndrome de Irlen (SI) e nos encaminhou ao Hospital de Olhos, em Belo Horizonte, para os exames com a Dra Márcia. A confirmação de SI nos deu um enorme alívio!

Thiago começou a usar os óculos e com o passar do tempo sentiu um alívio enorme!

O início não foi fácil, porque ao mesmo tempo que tinha sido um alívio saber o que ele realmente tinha, por outro lado não conhecia ninguém que tivesse essa síndrome. Chorei demais, mas precisa ter um equilíbrio, para poder buscar conhecimentos e passar para a escola o que o Thiago realmente tinha. E como falar na escola? Se naquela época quase ninguém tinha ouvido falar sobre SI.

Bom, conversei na escola e passei toda a orientação que foi recomendado pelo laudo médico. Mesmo assim, tive que lutar bastante para ele ter suporte que tem hoje na escola. Mas valeu a pena, porque a escola é 100% parceira. Contrataram uma médica que fez o curso no hospital dos olhos e ela ficou como responsável por cuidar de todas as situações especiais. Uma excelente pessoa.

Após o uso dos óculos, ele conseguia realizar tarefas com mais facilidade, melhorou cópias do quadro e caderno, os tiques nervosos enfim acabaram, deixando ele muito mais feliz e a autonomia dele cresceu muito.

Nesses anos de uso a melhora tem sido grande e a cada ano uma vitória.

Agora em 2017 estamos esperando o novos óculos chegar, mas já somos vencedores e gratos a Deus por tudo que foi conquistado até agora!

 

 

Anúncios