Solange – a jornada com Samuel Brenno até a descoberta da síndrome de irlen

Sou Solange, mãe de Samuel Brenno. Somos do estado do Rio de Janeiro.

img_1049

A minha jornada até descobrir que meu filho Samuel tinha a Síndrome de Irlen (SI) começou no início do ano de 2004, quando ele fazia natação e o professor conversando conosco, nos orientou a procurar um neurologista, porque ele tinha muita dificuldade em aprender a nadar.

Marcamos a consulta, fizemos exames e nada foi comprovado. Ele não tinha nenhum problema neurológico.

Conversando com a pediatra dra. Georgia, ela nos indicou a fonoaudióloga dra. Viviane, e ela fazendo os testes constatou que meu filho tinha um atraso na coordenação motora, onde foi feito acompanhamento até 8 anos de idade.  Ele foi evoluindo, mas ainda estava longe de alcançar os padrões da idade.

Com essas dificuldades, Samuel não conseguia copiar nada do quadro, sempre dependia dos colegas emprestarem o caderno para manter a matéria em dia.

Nos meados de 2008 a dra. Viviane fez os testes da SI em Samuel, onde constatou a sua necessidade de usar o overlay, sendo encaminhado no ano de 2009 para o Hospital dos Olhos.

Quando Samuel começou a usar o overlay, vimos um grande avanço no seu interesse para ler, despertando o gosto pela leitura.

Ele começou a usar os óculos em setembro de 2009 e nunca mais tive problemas com ele em copiar as matérias do quadro, passou a ler livros e todos os anos ele tem evoluído com o uso dos óculos. Não teve mais nenhum problema em usar o computador, jogos eletrônicos e lê em média dois livros por mês, só não lê mais por falta de tempo.

Antes de descobrir a SI, Samuel reclamava que não gostava de ler pois as letras andavam no livro e que para estudar, o pai dele tinha que ler a matéria da prova para ele memorizar.

Ele continuou com acompanhamento da fonoaudióloga e no ano de 2016 começou a ter consultas mais esporádicas para ver seu desempenho sozinho.

Atualmente está com 16 anos, terminando o ensino médio na escola federal CEFET-RJ onde passou pelo seus próprios méritos e é estagiário de eletrônica.

 

Anúncios